Cada escolha, uma renúncia

Um eterno perde e ganha. O dia-a-dia é composto por escolhas e sacrifícios. Efeito borboleta. É uma borboleta que bate as asas no Japão e provoca uma tromba d’água no Rio. É a necessidade de sacrificar para “simplesmente” estar.

No século XXI, os jovens passaram a medir o grau de independência a partir da primeira conta de aluguel. O principal sinal de emancipação é a cobrança mensal de seja-lá-o-que-for com o nome do inquilino na caixinha de correio do 203. Segundo pensamento comum, a independência está intimamente ligada ao movimento de abandono da casa dos pais.

Entretanto, poucos são aqueles que percebem que complicado mesmo é morar sob a sombra do paternalismo. Este desafio, repleto de luxos e mordomias que apenas os aventurados podem notar, é o que dignifica o jovem. Sofrer pelo almoço ser peixe quando se quer bife é extremamente desagradável. Ser obrigado a arrumar o armário, separar as roupas sujas, é irritante. Arrumar a cama todas as manhãs é impensável. Sair debaixo da asa materna é mais do que uma meta, é além de uma necessidade de aprovação, é uma obrigação da maturidade.

Porém, essas tarefas dão outro sentido à existência do ser humano jovem. De fato elas parecem ínfimas analisadas do ponto de vista “independente”. Elas se tornam singelas e realizáveis. Uma troca justa para o retorno de superfluidades aparatosas como três refeições ao dia; o cesto mágico, no qual um indivíduo deposita as roupas sujas e elas, como se por milagre, aparecem no armário lavadas, passadas e dobradas; o banheiro limpo; a comida pronta e a louça seca.

Viva a casa da mamãe…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: