Ainda estou vivo: agora com assuntos mais agradáveis

O tão esperado PAN RIO 2007 começou.


Antes da abertura oficial dos jogos já tiveram algumas partidas. As ‘meninas’ favoritas do futebol e do handball venceram com facilidade. Horas antes da cerimônia de abertura, meias dúzias de gatos pingados fizeram uma manifestação em frente ao Maracanã contra os jogos no Rio.

Agora a cerimônia, ahhhhh a cerimônia. Mostrou que o Brasil tem um dom pra preparar festa. Foi espetacular, um show de luzes, fogos, dança, música. Muito bonito! O Brasil está de parabéns.

No fim dos jogos farei um comentário sobre os jogos e os reflexos na cidade e no país.

A platéia deu um show de comédia. Todas as vezes que o presidente da ODEPA, o mexicano Mario Vasquez Raña, falava a palavra Hoy (hoje em espanhol) os quase 90.000 do estádio gritavam de volta “OOOOIII”. Hilário! O público presente também deu outro show. Além das quatro vaias dadas ao presidente Lula, impedindo o chefe de Estado brasileiro de abrir oficialmente os jogos. Ahh Lula, relaxa e goza!

O espírito dos jogos realmente contagia. A vontade de ver todos os esportes ao vivo é grande. Pena que esse clima tenha chegado um pouco tarde, porque a maioria dos ingressos tenham acabado. Mas ainda é possível comprar para algumas finais ou semifinais. Também dá pra acompanhar pela televisão. Sportv com três canais, Globo, Band e Record estão cobrindo os esportes mais importantes e dando flashes com informações de todas as modalidades. Um bom programa para esse friozinho de férias de julho.

Uma coisa legal de se ver é como os brasileiros buscam no esporte um subterfujo dos problemas. E esse envolvimento é até engraçado. Jogos de modalidades pouco conhecidas parecem que viram final de Copa do Mundo contra a Argentina. Pouca gente conhece as regras e dão sugestões como especialistas no assunto. Acho engraçado, por exemplo, depois de uma série de solo em que se vê claramente que a ginasta brasileira errou a torcida vaiar a nota dada pelos juízes. A emoção muito acima da razão, que quase nada conhece sobre as regras do esporte.

O PAN continua tentarei fazer comentários diários a partir de hoje sobre o que de melhor acontecer nos jogos.

Nem só de PAN vive a alegria no esporte. A Argentina ainda nos dá esse prazer. Depois de vir andando que nem bêbado o Brasil humilhou os Hermanos na final.

Nos jogos antes da final todo mundo contestou o time de Dunga, inclusive eu. Todo bom time deve começar com um bom goleiro, e Doni nunca foi unanimidade, nem no Corinthians. No primeiro jogo falhou e a insegurança foi maior ainda. O goleiro titular da minha seleção e creio que da de Dunga também é Julio Cesar, mas ele fez uma pequena cirurgia e não pôde defender o Brasil. Minha segunda opção seria Helton. O neguinho de São Gonçalo pegava quase tudo no Vasco, menos os chutes de Pet.  Mas o goleiro de empresário bom até que não comprometeu nas horas decisivas.

As minhas decepções ficaram com Alex, Diego, Anderson, Gilberto e Maicon. Os laterais poderiam ter aparecido mais no ataque foram muito tímidos e quando atacavam eram desastrosos. Acho as melhores opções seriam Daniel Alves e Kléber, ambos têm mais aptidão para o ataque e seriam boas alternativas de jogadas pelas pontas. O zagueiro pareceu nervoso todos os minutos em que esteve em campo. Coitado de Juan que teve que jogar pelos dois.

Anderson e Diego foram decepções, mas acho que mais por pressão e falta de tempo do que por falhas deles. Os dois têm muito potencial e são ótimas opções para a posição, mas jogar pouco mais de 45 minutos cada um e serem os únicos responsáveis pela organização das jogadas é demais. Não conseguiram render o que podem e agora é esperar pra ver se Dunga dará mais uma chance a eles.  

Sobre Fernando é melhor nem comentar pra preservar a imagem do rapaz. O Affonso acho que sabe fazer gol, mas a seleção Brasileira não pode jogar em função de um jogador como ele.

O que todos também querem saber é como será o time de Dunga, com Ronaldinho e Kaká ou sem os dois. Caso não tenham oportunidades e forem convocados para ficarem no banco, a possibilidade de negarem mais uma vez a convocação é grande. Acho que dá pra encaixar jogadores com talentos, nunca são demais. Se Ricardo Teixeira me chamasse para técnico da seleção meu time de estréia seria: Julio César, Daniel Alves, Juan e Lúcio, Kleber, Gilberto Silva, Elano, Kaká e Ronaldinho Gaucho, Robinho e Ronaldo Fenômeno. SIM ele ainda é o melhor camisa 9 do Brasil.

Na final da Copa América todos que decepcionaram deram um jeito de se superar e jogar com raça. Isso que o brasileiro quer ver, e não a seleção da Copa da Alemanha. Mesmo com um time fraco tecnicamente a vontade de vencer prevaleceu e encheu de orgulho o torcedor.

A geração da Argentina se despede de competições sem conquistar um título. Não há dúvidas que Ayala, Verón, Zanetti, Crespo são jogadores de qualidades, mas vão amarelar em hora decisiva assim lá em Buenos Aires. Riquelme tem agora a responsabilidade de carregar Messi, Tevez, Cambiasso, Mascherano pra salvar a honra dos argentinos, que não ganham nada desde 1993, quando Boiadeiro entregou os pênaltis nas mãos de Goycochea.  

O Brasil ganhou as últimas três decisões contra os Hermanos. Já viraram FREGUESES!

 

Pra fechar.

O Flamengo trouxe o primo do Messi, nunca vi jogar, mas pode ser útil. Também contratou Roger, se jogar 70% do que sabe em 65% das partidas está de bom tamanho. Jogador de muito talento, mas também tem muito talento pra ficar na turma do chinelinho. Cabe a Ney Franco e a diretoria aproveitar o jogador da melhor forma possível. Ibson também irá reforçar o Mengão. Ele é um excelente jogador será muito útil ao Flamengo na temporada. Dessa vez vi como Kleber Leite é um fenômeno nos negócios, deveria ser contrato urgente para Ministro das Relações Exteriores, o porque? Como alguém consegue ‘passar’ Clayton e trazer o bom volante Christian do Atlético-PR. O meio campista teve passagem pelo Paulista e é uma boa opção para Ney Franco.

Como prometido tentarei dar ‘boletins’ do PAN 2007.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: