Orfãos de Guga

Há dez anos atrás um moleque magrelo com roupas coloridas e cabelo estranho entrava para história do Brasil. Um tal de Gustavo Kuerten era campeão do torneio de Roland Garros, um dos quatro principais torneios do mundo.  

Desde 1997 nada foi feito para o Brasil criar novos ‘Gugas’. O ‘boom’ de brasileiros com raquetes na mão foi algo nunca visto no país. Todos os clubes e condomínios correram pra fazer quadras, muita gente foi atrás de aulas e comprar materiais caros. Nada impedia os brasileiros de adquirirem ‘Wilson’, ‘Prince’ e ‘Head’, nem a alta taxa do dólar.  

Mas todo o esforço tinha um recompensa. O surfista do saibro não parou no título na França. Depois de dois anos com poucas conquistas o brasileiro voltou com tudo em 1999. Neste ano ele venceu os Master Series de Monte Carlo e Roma, dois importantes torneios do circuito. Foi o amadurecimento do campeão.  

Em 2000, o melhor ano de Guga. Nele veio bi-campeonato em Roland Garros, outras quatros conquistas e dois vice-campeonatos. Para coroar o ano sensacional Kuerten venceu em dezembro Pete Sampras e André Agassi na semifinal e final do Master Cup de Lisboa. O torneio em Portugal reunia os melhores do ano e com a conquista ele terminou na 1ª colocação do ranking da ATP. 

No ano seguinte ele foi tricampeão do seu torneio favorito. Se consolidando como maior jogador da história do país e um dos grandes jogadores no piso de saibro. Ficando 44 semanas na liderança do ranking. Guga era definitivamente reconhecido como um dos maiores atletas da história do país.  

Nas três conquistas o Brasil parou. Até mesmo em 97, a Manchete era a única emissora que transmitia o torneio, e com certeza teve a maior audiência de sua história. Nas outras vitórias de Guga a Sportv já era difundida e quem gostava do esporte acompanhava o brasileiro.    

Cada torneio teve seu momento e particularidade. Mas uma coincidência acho sensacional: em todos os títulos o brasileiro venceu na quartas de finais o mesmo adversário o russo Yevgeny Kafelnikov. Todos os 3 jogos que se enfrentaram no torneio foi um jogasso, com viradas incriveis, aquelas que só Guga nos aureos tempos conseguia.  

Os ‘filhos de Guga’, que nem o Arari e o Castellão, ficam muito triste em ver que uma grande oportunidade de ter um crescimento de verdade no esporte foi jogada pra fora. A Confederação Brasileira de Tênis, que seria responsável por coordenar os investimentos, só se envolveu em escândalos e nada foi feito para melhorar a estrutura do esporte.    

Porque levantei esse assunto hoje? Sou maluco? Talvez sim, mas é porque hoje começou a edição de 2007 do torneio francês e ninguém do Brasil tem chances de ser campeão. Só Marcos Daniel participa, e as probabilidade dele ser campeão é menor que o Botafogo vencer o Flamengo no returno do Brasileirão.
 

Os candidatos ao título são o suiço Roger Federer e o espanhol Rafael Nadal. O tenista espanhol pode conquistar o tri-campeonato no seu piso favorito. Federer tentará vencer pela primeira vez o torneio francês, o único dos Grands Slam pro seu currículo.  

Torço muito pro suíço, porque quero estar vivo e ver um jogador fechar o Grand Slam, vencer os 4 principais torneios em um mesmo ano. A última vez que isso aconteceu com os homens foi em 1969 com Rod Laver. Entre as mulheres Steffi Graf fechou os 4 torneios e ganhou também a medalha de outro nas Olimpíadas de Seul, fechando ‘Goldem Slam’.

Olho na bolinha amarela! 

Nota importante do autor: Japão campeão e Brasil vice. Acabou agora pouco o concurso de Miss Internacional e a japonesa levou a faixa. Detalhe importante a nipônica tem apenas 16 anos. Uma pena, porque a brasileira é mais bonita que a vencedora.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: