Os gols de Maradona e Messi

            Como prometido na quarta, hoje tem o tal post especial multimídia homenageando os gols de Maradona e Messi. Editei um vídeo comparando os gols, incluí uma trilha sonora (o tango Por Una Cabeza de Carlos Gardel) e uma narração, escrita e falada por mim.

Primeiro, escrevi um texto, mas tive que reduzi-lo para se adequar às imagens. Segue aqui o vídeo narrado; embaixo, o texto original, maior que o no vídeo, caso interesse.

Vídeo:

 

 

Texto:

“Há 21 anos, Diego Armando Maradona fazia esse gol. Pelas quartas-de-final da Copa de 86, além do famoso gol com a mão de Deus, Maradona deu a classificação pra Argentina, contra a Inglaterra, com essa obra-prima. Do seu campo de defesa, partiu com a bola dominada pra só parar com ela estufando a rede. Onze segundos foram suficientes para entrar para História do Futebol como o Gol do Século. Só o sublime tango de Carlos Gardel para sublinhar esses dribles e essa arrancada. Essa maravilha, essa pintura. O tango de Gardel mistura o tom épico e a classe de Maradona ao fazer esse gol irresistível.

Igual, não existe.

Ou não existia.

21 anos depois, nos mesmo 11 segundos, Lionel Messi repetiu façanha semelhante à de Maradona, fazendo o que pode ser chamado de Gol do Novo Século. Também partiu com classe, bola dominada, do seu campo até o gol do adversário, pobre Getafe, marcando o segundo do Barcelona na partida.

Com o hiato de 21 anos, ambos argentinos provaram que o futebol não é só esquema tático, passes certos e cruzamentos certeiros. A figura humana, do jogador, do craque de bola, também está presente. Está presente e desequilibra, decide partidas, encanta os torcedores, deslumbra o mundo. O poder e a beleza do drible, da jogada individual, decisiva. Messi e Maradona mostraram que o futebol também é arte. Com igual perna esquerda, a canhotinha cheia de habilidade, rapidez, criatividade, fizeram dois gols tão perfeitos e fantásticos que assombram pela semelhança. A História parece se repetir.

Messi e Maradona dominam antes do meio campo, pelo mesmo lado direito. Logo que recebem a bola, já driblam dois jogadores. Esses primeiros dribles são os mais belos, mais matadores, mais certeiros. Partem em direção ao gol, perseguidos, acelerando sem parar. Explosão e agilidade juntas. Mais à frente, inalcançáveis, cortam mais um adversário, para esquerda e para dentro, e já driblam imediatamente pra frente, entrando na área. Vem o goleiro, botam de lado, e concluem. Golaço. Golaços. Maradona fez com o pé esquerdo, Messi com o pé direito. Deixaram para trás exatos seis jogadores, percorreram os mesmos 60 metros e correram pra mesma bandeirinha pra comemorar.

Sem mais explicações ou elucubrações. Essas imagens valem mais do que mil palavras. São gols para se ver de joelhos, agradecendo aos deuses do futebol por nos presentear com duas obras-primas desse naipe. Nos resta, então, apenas pedir para encurtarem o tempo, por favor!, para não termos que esperar mais 21 anos por outro gol de igual e rara beleza.”

——————————————————

Para não passar em branco, noticio que o Filhos da PUC chegou hoje ao número de 1000 visitas. Mil. Obrigado a todos (os 10 leitores)! E continuem lendo!

1000

 

5 Respostas to “Os gols de Maradona e Messi”

  1. Massa Says:

    Pela de argentino eh foda!

  2. fdpuc Says:

    xenófobo de merda tu, hein.

  3. Massa Says:

    Eu simplesmente seleciono, mto friamente, aquilo q me agrada e aquilo q nao!

  4. Lívia Says:

    um protesto
    parem de falar de futebol!
    muda o assuntoooooooooooooooooooooooo

  5. Graziela Says:

    Querido!
    O vídeo da sua secretária lá no youtube querendo falar o endereço eletrônico é hilário! Ela parece ter um senso de humor fantástico!😀

    beijos!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: