Ei Marx … !

Hoje não estou com a mínima vontade de escrever. Marx e seu Manifesto Comunista sugaram meu cérebro (o que não é muito). Mas pra não passar em branco, vou dar algumas notas que ouvi hoje pela impressa e achei que mereciam um pouco de destaque, tão disputado, aqui no concorrido blog.


Coincidência ou não dois dos três temas abortados serão entre RJ e SP, pra onde irei amanhã de manhã. Na segunda feira não poderei atualizar o blog e com tristeza no coração peço desculpa para nossos 10 leitores.

 

Sai que é sua Taffarel


Hoje, 26 de abril, é dia do goleiro. A data foi escolhida, porque seria aniversário do lendário goleiro brasileiro Manga. Excelente profissional que agarrou em diversos clubes que marcaram história no futebol do Brasil, desde o Botafogo bicampeão carioca de Garrincha e Nilton Santos até o Internacional bicampeão Brasileiro de Falcão.

A profissão, muitas vezes injustiçadas, também tem seus méritos e suas horas de recompensa. “O goleiro é o único jogador que não pode falhar”, ou “todo time começa por um bom goleiro”. São apenas algumas das frases futebolísticas que cercam essa mágica posição.


Nesse dia gostaria de lembrar alguns goleiros que vi jogar e admiro pela habilidade com as mãos. O maior goleiro que vi atuar é Taffarel. Mesmo com suas falhas, golpes de vistas. O cara, com Romário e Bebeto, praticamente deu uma Copa do Mundo pro Brasil. Na final contra Itália ele pegou chute cara a cara, pênalti fez o diabo. Além de ter uma ótima atuação na Copa da França em 98. Outros ótimos goleiros que vi atuar foram Zetti, naquela máquina tricolor de jogar futebol, e mais recentemente Dida e Julio César. Talvez os relembre em outra oportunidade aqui. Mas não poderia de citá-los nessa data tão especial.


Arari também se arrisca no gol, e até faz bonito. Bem, chego a essa conclusão através dos elogios recebidos e pelos razoáveis números de convites recebidos para jogar. Se fosse mais humilde daria créditos mais a falta de goleiro do que pela a habilidade com as mãos. Mas creio eu que o Indígena tem certa facilidade de atuar como goleiro.

 

Rio – São Paulo de showbol

Alguém deve estar se perguntando, que raios é “showbol”. É um jogo de futebol (OhhhH!) que além de gols os jogadores tem “obrigação” de dar show (Ohhhh! de novo). Ao invés de ser jogado em um campo, ou quadra a partida acontece em uma jaula de grama sintética. A bola não sai pelas laterais e são 6 jogadores de linha mais um goleiro. A partida é dividida em dois tempos de 25 minutos.

A competição vai começar dia 28 de abril com dois jogos: Vasco x São Paulo, e Fluminense x Santos. No domingo, dia 29, mais duas partidas: Botafogo x Corinthians, e Palmeiras x Flamengo. A primeira rodada será em São Paulo. O torneio terá duas chaves de 4 equipes. Os paulistas numa chave, e os cariocas em outra. Os jogos serão entre os times do outro grupo em turno único. As rodadas serão alternadas. Uma em São Paulo e outra no Rio de Janeiro. Os dois primeiros de cada chave estarão classificados para as semifinais. A decisão está marcada para 2 de junho, no Rio de Janeiro.

O interessante do jogo será a rivalidade dos dois estados. As partidas acontecerão em Guarulhos e Macaé. O torneio irá contar com alguns grandes jogadores e outros nem tantos.

O Flamengo, que na minha opinião é o favorito, vem com alguns jogadores que formam a base da seleção brasileira que foi campeã mundial do evento. Os jogadores serão: O goleiro Zé Carlos, Junior Baiano, Ailton, Luis Antônio (um branquinho que tem no álbum do Brasileiro de 93), Néééélio uma das grandes revelações do futebol brasileiro da década de 90, Paulo Nunes e o craque Djalminha (melhor jogador do mundial). O técnico será Ernesto Paulo (???).

O Fluminense tem um elenco limitadíssimo, coincidentemente igual ao futebol de campo. O goleiro será Gabriel, um gaguinho que foi um dos 142 goleiros na campanha da segunda divisão, acho que chamaram ele, porque não tinha mais opção. Ainda tem os fracos zagueiros Alexandre Torres e Sorlei, o desconhecido Paulinho Carioca e o ex-jogador em atividade Válber. Completam o time o Super Ézio e o grande e inesquecível Eduardo Cachaça, um lateral esquerdo de bigode, cavanhaque, figurassa. O técnico será o grande capita Carlos Alberto Torres.

Outro time que está com um bom elenco e pode ameaçar o Fla é o Vasco. O eterno Vice da Gama tem o bom goleiro Carlos Germano, os bons ex-laterais Lira e Pimentel. O grande cão de guarda Leandro Ávila. Também completam o time os ex-velocistas Ernani, William e o lendário Mauricinho. O matador da equipe vascaína é Valdir Bigode.

A quarta força carioca tem até certo ponto um time interessante, mas falta um atacante. O goleiro é Ricardo Cruz, goleiro da campanha do vice campeonato Brasileiro de 92. Daquele campeonato também tem Valdeir, o The Flash, como dizia o grande Januário de Oliveira. O zagueiro Gonçalves e Josimar, lateral ex-seleção também irão jogar. Dos jogadores mais novos Marcelinho Paulista é o mais recente. Mauricio, atacante de 89 autor do gol que tirou o Botafogo da fila, é o único homem de frente do time alvinegro. Tem na lista um tal de Sandro, o primeiro que veio a mente é o zagueiro, mas até ontem ele jogava no Sport Recife, ou Vitória, então não sei.

Os times paulistas mais fortes são Santos e São Paulo. O time da baixada Santista terá como base (ou o time todo) a equipe vice-campeão de 95 Edinho (chincheiro), as eternas promessas Jamelli e Robert, Marcelo Passos, João Paulo (tinha um muletes horrível), o batedor Axel e o guerreiro Narciso. O São Paulo tem confirmado até agora: Gilberto (???), Palhinha, Victor (creio eu que seja aquele pretinho e bom lateral), os bons zagueiros Adilson e Ronaldão e os ótimos atacantes Muller e Careca, que tentarão reeditar a dupla de sucesso. Falta um goleiro, creio eu que Zetti irá assumir a camisa 1.

O Palmeiras e o Corinthians também têm bons jogadores como: Ronaldo, Viola, Dinei, César Sampaio, Oseías e Evair. Ex-atletas esquecidos também como: Ezequiel, Edu Manga e Biro.


Para aqueles que são amantes de futebol é muito legal de se ver esses jogos. Uma forma de nostalgia dos anos 90, uniformes de pano patrocinados pela Coca-Cola. Também porque se trata de um futebol de show e sempre sai jogadas de extrema habilidade.

Vale a pena conferir. Passará na Sportv e na Redetv. A transmissão do “canal campeão” será muito melhor, porque a narração e os comentários não serão do Eder Luiz e comentários do Kalil.

“Ponte aérea” de trem bala Rio – São Paulo

Foi aprovado pelo Tribunal de Contas da União o projeto do Trem de Alta Velocidade entre as duas capitais, que percorrerá o trecho de 405 km em apenas uma hora e 28 minutos. O preço médio da passagem seria de 120 reais, e seria uma ótima opção desafogando o transito rodoviário e sendo uma alternativa ao transporte aéreo. Os estudos de viabilidade prevêem o gasto de 18,5 bilhões de reais, mas algumas recomendações serão feitas para a empresa que terá a licitação. Segundo o jornal o Globo, todo o dinheiro gasto será de empresas privadas e que a licitação seja feita em 90 dias.

Uma empresa italiana está interessada no projeto. Além dela três outros grupos Sul-Coreanos estão interessados. O paises asiático é pioneiro na experiência de trens-bala e já transporta cem mil pessoas por dia dessa forma.

O trem sairia da Central do Brasil e chegaria até a Estação da Luz. Ambas seriam reformadas e passariam a receber a ligação do metrô de suas respectivas cidades. Outros dois projetos estão sendo estudados. Um que liga Curitiba à São Paulo e outra do Rio de Janeiro a Belo Horizonte.

 

Piadinha da hora na internet:

Alemão do BBB7 dará palestras no Vasco e no Corinthians. É, para esses times aprenderem como e não serem eliminados toda semana.

Chegaremos ao milésimo antes do baixinho!

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: