Limitação etária

Antes de começar queria pedir desculpas aos nossos nove leitores. Como bom patriota, estou passando por um momento muito complicado, recheado de muita insegurança e carência. Com isso, tento justificar a queda considerável de nível dos meus textos.

_________________________________________

Nas sociedades contemporâneas, o conceito de experiência está intimamente ligado à idade. Mas a verdade é que nem sempre os mais velhos conseguem corresponder às expectativas e, as vezes, os mais novos as excedem. De fato essas ocasiões são raras, mas são mais comuns do que se imagina.

Tenho um amigo que é mais novo do que seus colegas. Adiantado na escola, ele se enturmou com pessoas um ou dois anos mais velhas do que ele. No entanto, com o passar do tempo, ele foi se acostumando à convivência, e sua forma de pensar se assemelha bastante à de seus companheiros. Um ótimo exemplo de responsabilidade e cultura características da idade das pessoas com quem ele convive, é impossível adivinhar que ele é mais novo. A única forma de descobrir é quando ele está de cabelo bem curto, sem barba e fala sua idade. “Nossa, você é tão novinho, né?”.

 Ser mais novo é uma das maiores frustrações da vida dele. Enquanto todo mundo estava indo curtir a night carioca, o menino ficava em casa se lamentando. Quando fizer 18 anos, ele já planeja sua liberdade alcóolica. Uma demonstração de infantilidade compreensível!

Como a maioridade legal no Brasil é 18 anos, com essa idade, a responsabilidade imposta pela sociedade sobre os jovens é enorme. Surge a possibilidade de dirigir, beber, dirigir E beber; é muita tentação para quem esperou tanto tempo pela liberdade noturna. Quando acidentes acontecem, porque eles sempre acontecem, esse excesso de responsabilidade é posto em cheque pela mesma sociedade que a incentivou.

Como no exemplo de meu amigo, ninguém é perfeito. Na mesma pessoa existem exemplos de experiência e de falta dela. Em algumas pessoas, os exemplos positivos acabam sendo mais comuns do que os negativos, mas é impossível saber de imediato. É necessário fazer uma aposta, assim como a sociedade faz com os jovens, e se não der certo, paciência.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: