Inspiração para o Rio…

Armação de Búzios! Cariocas, mirem-se nela! A antiga colônia de pescadores se transformou em uma das mais prósperas e interessantes cidades do estado. E não perdeu o seu charme histórico e sua ligação com a estrela francesa que a divulgou para o mundo.

Mais ou menos na época em que os portugueses começaram suas peripécias por território brasileiro, se deu a primeira descoberta de Búzios pelos franceses. Por volta do século XVI, corsários e contrabandistas de Pau-brasil se instalaram na área e mantiveram estreitas relações econômicas com os moradores nativos, os índios tupinambás. Quando os franceses foram expulsos do Brasil pelo exército de Portugal, as atividades econômicas da região passaram a ser destinadas basicamente à criação de gado e à agricultura, uma vez que a pesca era proibida.

Quando o veto foi levantado, a economia local migrou novamente e passou a ser baseada na vida marítima dos pescadores. Assim se manteve até meados do século XX quando o turismo passou a contribuir para as finanças da cidade, que na época era parte integrante do município de Cabo Frio.

Apesar de uma rica história, pode-se dizer que Armação de Búzios foi realmente descoberta a partir da visita da atriz francesa Brigitte Bardot, que divulgou a pequena colônia de pescadores para o mundo; e da emancipação do status de distrito de Cabo Frio, em 1995.

Observação do autor: É, em parte, culpa de Brigitte o fato de Búzios ser cheio de argentinos.

Desde a emancipação, Búzios cresceu bastante. Chegou ao ponto em que todo o mundo tem casa na cidade. Cerca de 50 nacionalidades diferentes visitam as 20 praias da antiga colônia de pescadores e desfrutam de suas maravilhas. Belezas e convicções que os moradores da capital do estado deveriam ter também.

É muito raro encontrar lixo no chão da cidade, ou nas areias das praias. As águas são limpíssimas, o visual extravagante e as pessoas simpáticas. Búzios ainda mantém o ar de interior, se remetendo – de diversas maneiras – à grande estrela que ajudou a divulgar a cidade. Ligada às raízes, podemos encontrar Brigitte por todos os cantos de Búzios. Um charme que parece não ser mais encontrado na cidade do Rio de Janeiro. A Cidade Maravilhosa perdeu sua humildade de colônia de pescadores para se transformar no que os moradores acham ser a meca do turismo no estado. Se continuar assim, a maravilha deixará de ser estupenda e se transformará em desinteresse para os turistas.

Precisa-se valorizar o que não temos controle: praias, monumentos naturais e tudo aquilo que encanta os gringos (nacionais e internacionais). Eles trazem os dólares que contribuem na alimentação da economia do estado e a propaganda boca-a-boca é a melhor forma de garantir a continuidade do status de Maravilhosa.

Se fizermos a nossa parte, poderemos esfregar na cara dos argentinos que somos melhores no futebol; temos uma ex colônia de pescadores mil vezes mais interessante que Buenos Aires, ao lado de uma Cidade Maravilhosa, uma combinação que deixa “Barilo, Barilo, Bariloche” no chinelo (Havaianas, porque todo o mundo usa!).

À espera de continuação…

3 Respostas to “Inspiração para o Rio…”

  1. fdpuc Says:

    até eu uso havaianas (apesar de só recentemente ter aderido à moda)

    falando em moda, também preciso visitir búzios, há algum tempo que não dou o ar da minha graça. quero saber o que tem de bom pra fazer lá, vai contar não?

    falando nisso, a brigitte é linda, diz aí.

    Castello.

  2. Bilhas O Bom da Fita Says:

    🙂 Búzios é lindo… e eu sou um dos não brasileiros que a visitarei sempre que me for possível!

  3. Laura Says:

    a observação do autor foi muito boa!

    “Chegou ao ponto em que todo o mundo tem casa na cidade.” Oi?

    havaianas todo mundo usa!!! hauhauahuahau adorei!

    Adoro seus textos! Amanhã te mando, via rods, um papel especial, faça bom uso dele! Se quiser me convidar pra ver como ficou =p

    ps: “a brigitte é linda, diz aí.” Controle-se Castello!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: